As laçadas permitem, simultaneamente, criar aumentos com novas malhas mas também criar um ponto arrendado (ajour)devido aos buraquinhos. O único pormenor que temos que ter em atenção nas laçadas é se o ponto que vem a seguir é Meia ou Liga, isto porque a posição do fio é diferente consoante o que se vai tricotar a seguir. A laçada é feita normalmente com a ajuda do polegar da mão esquerda que trabalha o fio que já se encontra na agulha direita.
Há outras formas de se criarem aumentos e laçadas mas isso fica para outro post.
Laçada em Meia depois de uma malha em Meia
Antes de uma malha em Meia
O fio encontra-se atrás do trabalho, passá-lo para a frente
da agulha direita e depois passá-lo por cima da agulha direita, formando assim um novo ponto. Tricotar o ponto em meia seguinte normalmente. Na carreira seguinte tricotar esta laçada como um ponto liga normal.
Antes de uma malha em Liga
O fio encontra-se atrás do trabalho. Passar o fio para a frente da agulha direita, passá-lo por cima e depois por baixo desta agulha.
Laçada em Meia depois de uma malha em Liga
Antes de uma malha em Meia
O fio fica em frente do trabalho, passá-lo para trás e por cima da agulha direita e tricotar o ponto seguinte normalmente.
Antes de uma malha em Liga
O fio encontra-se em frente do trabalho, passá-lo por cima da agulha direita dirigindo o fio novamente para a frente do trabalho
Laçada em Liga depois de uma malha em Meia
Antes de uma malha Meia
O fio encontra-se atrás do trabalho, trazer o fio para a frente do trabalho passando-o por cima e depois por baixo da agulha direita.
Antes de uma malha Liga
O fio encontra-se atrás do trabalho, trazê-lo para a frente passando-o por cima da agulha direita.
Laçada em Liga depois de uma malha em Liga
Antes de uma malha em Meia
O fio encontra-se à frente do trabalho, passar o fio para trás e por cima e depois sob a agulha direita.
Antes de uma malha Liga
O fio encontra-se à frente do trabalho, passá-lo por cima e por detrás da agulha direita.
1 comentário:
Pxibek, muito obrigada pela rapidez da explicação, q está excelente!O que eu demorei à procura e não encontrei nenhuma explicação nem uma ilustração tão eficaz. Obrigada e óptima continuição do "Tricotinho".
Ana
Enviar um comentário