sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Como Fazer Tranças em Tricot

A única coisa que se precisa para fazer tranças ou torcidos em malha é uma agulha auxiliar e alguma paciência para não se perder nos cruzamentos e nas malhas que caiem da tal agulha extra.

As tranças são feitas colocando malhas em espera numa agulha auxiliar à frente ou atrás do trabalho e o efeito entraçado é dado pela distorção do fio obrigado a distender para a esquerda ou direita. Parece complicado? Mas não é.

As agulhas auxiliares próprias para os torcidos chamam-se agulhas quebradas ou agulhas de tranças, isto porque fazem um V no meio de forma a que os fios não fujam. Obviamente que podem ser utilizadas agulhas normais.

Quando se colocam os pontos na agulha auxiliar à frente do trabalho a inclinação da trança é para a esquerda, quando a agulha auxiliar fica por trás do trabalho, a inclinação da trança é para a direita.



cruzamento à esquerda


cruzamento à direita

Como fazer as Tranças Básicas

Nº de malhas divisível por 7 (+3) +2 orla
1ª- *3 ligas, 4 meias*, acabar a carreira em 3 ligas
2ª, 3ª e 4ª carreiras - tricotar os pontos conforme se apresentarem
5ª - *3 ligas, passar as 2 malhas seguintes para a ag. auxiliar e colocar à frente do trabalho, tricotar 2 malhas meia, passar as malhas da agulha auxiliar para a agulha esquerda e tricotar em meia*, - acabar a carreira em 3 ligas
6ª - tricotar as malhas como se apresentam

Nº de malhas divisível por 9 (+3) +2 orla
0 (preparação) - *3 ligas, 6 meias*, acabar a carreira em 3 ligas
1ª,2ª, e 3ª carreiras - tricotar os pontos conforme se apresentarem
4ª - *3 ligas, passar as 3 malhas seguintes para a ag. auxiliar e colocar atrás do trabalho, tricotar 3 malhas meia, passar as malhas da agulha auxiliar para a agulha esquerda e tricotar em meia, - acabar a carreira em 3 ligas
voltar à 1ª carreira


Nº de malhas divisível por 9 (+3) +2 orla

0 (preparação) -*3 ligas, 6 meias*, acabar a carreira em 3 ligas
avesso

0a(preparação)- conforme as malhas se apresentam
1ª carreira -*3 ligas, passar as 2 malhas seguintes para a ag. auxiliar e colocar atrás do trabalho, tricotar 2 malhas meia, passar as malhas da agulha auxiliar para a agulha esquerda e tricotar em meia, 2 malhas em meia *- acabar a carreira em 3 ligas 2ª carreira - tricotar os pontos conforme se apresentarem.
3ª carreira - *3 ligas, tricotar 2 malhas meia, passar as 2 malhas seguintes para a ag. auxiliar e colocar à frente do trabalho, 2 malhas liga, passar as malhas da agulha auxiliar para a agulha esquerda e tricotar em meia, 2 malhas em meia* - acabar a carreira em 3 ligas
4ª carreira - tricotar conforme se apresentam
voltar à 1ª carreira


Nº de malhas divisível por 11 (+3) +2 orla

1ª carreira - * 3 malhas liga, 8 malhas meia*, 3 ligas
2ª, 3 e 4ª carreiras - Tricotar como se apresentam.
5ª carreira- * 3 malhas liga, passar 2 malhas para a ag. auxiliar e colocar atrás, 2 meias, passar para a ag. esquerda e tricotar em meia as malhas da ag. auxiliar, passar 2 malhas para a ag. auxiliar e colocar à frente do trabalho, 2 meias, passar para a ag. esquerda e tricotar em meia as malhas da ag. auxiliar.

Obviamente existem tranças muito mais complicadas, mas isso será estória para outro post.

Símbolos para tranças em gráficos
Os símbolos, embora mais ou menos universais, podem mudar, p.ex. de revista para revista, mas os mais comuns são:


Cada quadradinho representa uma malha, o que está dentro da diagonal representa o nº de malhas e se as agulhas auxiliares ficam à frente ou atrás do trabalho, o que está representado pela diagonal à frente.


1º - Três malhas para a frente do trabalho
2º - Três malhas para trás do trabalho
3º - Quatro malhas para trás do trabalho

Estes símbolos normalmente vêem acompanhados de instruções, quantas malhas são para trás ou para a frente do trabalho e quais os pontos de meia ou liga.

Tranças diferentes

3 comentários:

Anónimo disse...

ola, meu nome é Edna, sou iniciante no trico, e estou aprendendo novos pontos, gostaria de sua ajuda, me explica como é feito o ponto trico de orla, e o ponto meia de orla....
Grata

margit disse...

Olá,

gostei dos seus trabalho e como sou iniciante gostei muito das explicações. Obrigada

Anónimo disse...

Bom dia, gostei muito do seu colete, você pode me enviar a receita, pois esse detalhe no centro da frente é lindo. Meu e-mail: gilci_ribeiro@hotamil.com. Parabéns pelo seu trabalho.

 
Dez 07